Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio que acontece no Brasil e em diversos países ao redor do mundo. A campanha foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância de discutir abertamente o tema do suicídio, seus fatores de risco e formas de prevenção.
O mês de setembro foi escolhido para a campanha em referência ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que acontece em 10 de setembro. Durante todo o mês, são realizadas diversas ações para promover o diálogo sobre saúde mental, oferecer informações sobre como identificar sinais de alerta e fornecer recursos para buscar ajuda.
O amarelo é a cor símbolo da campanha e representa a vida, a luz e a prevenção. Durante o Setembro Amarelo, é comum ver monumentos, prédios públicos e redes sociais iluminados ou decorados com a cor amarela como forma de chamar a atenção para a causa.
A prevenção do suicídio envolve a conscientização, o apoio às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, a promoção de cuidados com a saúde mental e a eliminação do estigma em torno da busca de ajuda psicológica ou psiquiátrica.
Se você ou alguém que você conhece está enfrentando problemas relacionados à saúde mental ou pensamentos suicidas, é fundamental buscar ajuda profissional ou entrar em contato com serviços de apoio, como o CVV.
O Centro de Valorização da Vida – cvv, realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por meio do telefone: 188, chat ou e-mail, 24 horas todos os dias.
O Core-Mg apoia essa iniciativa e reafirma que a vida é valiosa, e a prevenção do suicídio é uma responsabilidade de todos nós. Abaixo listamos algumas medidas que podem ajudar a prevenir o estresse, a depressão e a ansiedade adotando um estilo de vida saudável através da implementação de estratégias para cuidar da sua saúde mental.