PALAVRA DO PRESIDENTE

Discurso no evento do Dia Pan-americano do Representante Comercial e Prestação de Contas (out. 2019)

Álvaro Alves Nunes Fernandes
(04/10/2019 – Sede do CORE-MG)


Meus Sinceros agradecimentos:

a) Ao Presidente do CONFERE, Dr. Manoel Affonso Mendes de Farias Mello, pelo apoio que sempre dispensou a esta casa, assim como pelo seu dedicado e eficiente trabalho à frente do Sistema CONFERE-CORES. No ensejo, agradeço também a presença do Procurador Geral Adjunto do Conselho Federal, Dr. Izaac Pereira Inácio, profissional de singular capacidade que tanto colabora para a solução de questões de ordem jurídicas atinentes ao Sistema CONFERE-CORES.

b) Aos colegas e amigos de empreitada, Presidentes e Diretores de Conselhos e Sindicatos de Representantes Comerciais. No ensejo, destacamos e agradecemos as prestigiosas presenças do Presidente do CORE – São Paulo, Sr. Sidney Fernandes Gutierrez e do Diretor Tesoureiro da Entidade paulista, Sr. Dante Orefice Júnior.

c) Aos diretores: muito obrigado pela parceria e confiança (aqui faço questão de nominar os diretores). Do CORE-MG: Antônio José Maciel Ribeiro, Antônio Romeu Soares, Sidnei Isaias dos Santos, Paulo Torquato dos Santos, Khalil Nassib Hamzi, Maurício Afonso Araújo Ludgero Siqueira, Laudemiro Gomes de Sá e Mauro Nunes. Do SIRCOM: Telles Fantini, Maurício Rocha de Melo Moreira, Gilberto Rodrigues Campos, Carlos José Moreira Cotta e Lilian Neves Santos.
In memorian: nossa homenagem ao amigo e diretor, que este ano nos deixou, Sr. Walter Campolina.

d) Também pela parceria e colaboração direta nas realizações desta casa e do Sindicato, em prol da categoria, agradeço aos nossos colaboradores - servidores do CORE-MG e do SIRCOM. Muito obrigado pela dedicação e compreensão dos senhores e das senhoras que fazem das duas casas, cada dia mais, as ‘Casas dos Representantes Comerciais Mineiros’.
 
e) Temos aqui a presença de dois ex-presidentes do CORE-MG e do SIRCOM, que muito nos honra. Aos Senhores Wellington Pedrosa e Maurício Ludgero Siqueira, o nosso muito obrigado.

f) Por fim, O CORE e o Sindicato, representados pelos seus diretores e servidores, agradecem e saúdam os profissionais da representação comercial. Especialmente para registrar esta importante data que simboliza o Dia Panamericano do profissional de vendas, quero aqui pedir a todos uma salva de palmas para a nossa categoria.

 
˃ Bem, tem essa solenidade importância dupla. Estamos aqui para celebrar o Dia Pan-americano da categoria (cuja data simbólica foi na última terça-feira, 1º de outubro), bem como para prestarmos contas, ainda que de forma sintetizada, dos últimos 12 meses de gestão.

Como de costume, inicio destacando a importância da representação comercial e dos profissionais que labutam na mediação de negócios. Esse destaque já se tornou o meu mantra. É prazeroso enaltecer a nossa profissão. Saber que a maioria das empresas produtoras e distribuidoras Brasil afora só se constitui e cresce graças ao nosso trabalho, é deveras recompensador. Por isso devemos nos orgulhar!! Por isso temos que nos valorizar!!

Orgulho e valorização se fazem com União!! Representantes unidos significa profissão fortalecida!!! E nossas Entidades – CORE e SIRCOM – têm trabalhado desde que assumimos as duas casas, pela primeira vez, em outubro de 2015 (há quatro anos), diuturnamente para disponibilizar os melhores serviços e os melhores benefícios, bem como para defender os interesses e a valorização dos representantes comerciais mineiros.

Focando nos últimos 12 meses, temos a destacar, em síntese bastante apertada, o seguinte:

PRIMEIRO:

Nossos canais de comunicação estão mais abrangentes e eficientes, atingindo um número cada vez maior de representantes comerciais. Fazemos informação em tempo real através dos Sites, do Portal da Transparência, da Revista, do Canal no Youtube, e do Whatsapp. Mais precisamente o SIRCOM, agrega ainda aos seus canais de comunicação o Instagram, o Facebook e o Aplicativo. Essa amplitude de veiculação informativa é, sem dúvida, a maior da história das Entidades e motivo de orgulho para a nossa atual diretoria.

SEGUNDO:

Nosso SIRCOM, atualmente verdadeira associação privada que congrega a categoria em Minas Gerais. Com a reestruturação iniciada em outubro de 2015, e praticamente finalizada na nossa primeira gestão, o SIRCOM, hoje se destaca pela gama de benefícios oferecidos aos representantes mineiros. Não fosse a reestruturação, implantada com muito sacrifício, críticas e oposição, não estaríamos aqui falando da nossa entidade sindical, pois, assim como tantas, já estaria com suas atividades encerradas.

Aqui lanço um desafio e afirmo: Não há, entre os sindicatos da categoria, em todo o território brasileiro, nenhum que ofereça tantos benefícios quanto o SIRCOM oferece.

Não falaremos de todos, pois, são muitos (e aqui peço aos pares e aos colegas que consultem nosso site, ou entre em contato com os nossos colaboradores, a fim de certificarem o que estou afirmando). Em consonância com a ocasião, faremos o registro de alguns benefícios:

# Correspondente bancário do BDMG. O SIRCOM tornou-se, mais recentemente, um correspondente BDMG, oferecendo as melhores taxas e condições do mercado financeiro para os representantes comerciais e também para os seus clientes. São taxas, verdadeiramente diferenciadas, para capital de giro e sem garantia real, com prazo de até 50 meses para pagar. Entre em contato com o SIRCOM e saiba mais sobre esta oportunidade de investir no seu negócio, com os juros mais baixos do mercado.

# Plano de Saúde UNIMED. Para todo o Estado de Minas Gerais, com até 27% de desconto. O SIRCOM, através da Administradora Valem, cobre todos os municípios, com exceção de Uberlândia, ofertando Plano de saúde aos seus filiados colaboradores;

# Consultas Coparticipativas. Caso o representante prefira não aderir ao Pano de Saúde, há outra opção, das consultas coparticipativas. O SIRCOM arca com 60% do valor da consulta e o filiado com apenas 40%. A título de exemplo, isso representa, hoje, no Hospital PHD PACE, um custo de R$ 40,00 (quarenta reais) por uma consulta. Essa modalidade de coparticipação abrange outras clínicas, com várias especialidades médicas.

# Assessoria Jurídica Extrajudicial e Judicial. Abarca todo o Estado de Minas Gerais, através de relação contratual com o escritório Elias Neto Advogados Associados. Se o representante precisar ingressar em juízo para reclamar os seus diretos, agora ele tem o apoio do SIRCOM em todos os municípios do Estado.

# Cálculo Indenizatório. Em caso de rescisão contratual o filiado colaborador de todo o Estado de Minas Gerais tem a sua disposição o serviço de cálculo indenizatório, que fornece o valor devido a receber pela rescisão do contrato de representação comercial. O cálculo feito por profissional especialista, com anuência do SIRCOM, é garantia de segurança jurídica do montante devido.
 
# Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física. Outro benefício garantido aos filiados colaboradores. Sem qualquer custo adicional, o representante comercial tem à sua disposição um profissional contábil para realizar o Ajuste Anual da sua Renda e do seu Patrimônio, ou seja, disponibiliza o SIRCOM um contador para acertar as contas do representante com o fisco federal.

# Nesta seara de benefícios ainda temos a parceria General Motors, com descontos para aquisição de veículos variando de 10 a 25%; a parceria SICOOB Divicred, oferecendo taxas mais atrativas do que dos bancos comerciais, inclusive para aplicações e manutenção de conta corrente; o convênio com o SESC para lazer e atendimento médico, entre tantas outras parcerias.

Importante frisar, que todos os benefícios disponibilizados abarcam, como foi possível perceber, tanto a capital e região metropolitana quanto a integralidade dos municípios de Minas Gerais. Com orgulho, podemos dizer, sem medo, que o SIRCOM, hoje, alcança toda a categoria no interior do território mineiro. Nosso objetivo de primeira hora foi, insistentemente perseguido e, finalmente, atingido.

TERCEIRO:

Nossa Entidade maior em Minas Gerais, o CORE continuou, nos últimos 12 meses, a executar o seu programa gestor, com as inovações implementadas desde 2016 pela nossa gestão. Neste contexto, destacamos:

# O evento de entrega da identidade ao novo filiado, denominado ‘identidade em mãos’, teve prosseguimento normal. Mensalmente, reunimos com recém-registrados da capital e da região metropolitana para repassarmos informações importantes acerca do CORE e da profissão. Já os recém-registrados do interior recebem ligações personalizadas dos nossos colaboradores das Delegacias, com o mesmo objetivo de orientação profissional. No decorrer dos últimos 12 meses, reunimos e informamos, através do ‘Identidade em Mãos’, mais de 300 novos representantes comerciais.

# O ‘CORE Viajante’, em consonância com outros dois programas de trabalho, denominados ‘representação em debate’ e ‘capacitação técnica em representação comercial’ serviram, nos últimos doze meses, a todas as regiões do nosso Estado. Dialogamos e capacitamos centenas de profissionais da representação comercial em toda Minas Gerais. Este ano, para outubro e novembro, estaremos ainda capacitando filiados de Uberaba e Divinópolis. Ao encerrar o programa de 2019, mais de 200 (duzentos) representantes comerciais terão passado pela capacitação.  

Percebam senhores e senhoras, se somarmos os dois projetos criados e executados por essa gestão, nestes últimos 12 meses (Identidade em Mãos e Core Viajante), foram mais de 500 representantes comerciais capacitados e informados sobre os seus principais direitos e deveres, e sobre novas técnicas de vendas. É mais um marco de extrema importância para esta casa e para a categoria.

# O atendimento Jurídico, um serviço especializado, diferenciado e à disposição dos profissionais registrados no CORE. Foram realizados nestes 9 (nove) meses de 2019, aproximadamente, 600 (seiscentos) atendimentos, maioria rescisão de contrato, seguido por análise de novos contratos e alterações contratuais, além de cobranças extrajudiciais, para conciliação de acerto rescisório, que já somam quase 50 (cinquenta) nestes 9 meses.

# A fiscalização profissional, como objetivo legal e fundamental desta casa, realizou autuações e notificou centenas de empresas em exercício ilegal da atividade. De janeiro até setembro deste ano, vejam, foram mais de 1.100 (um mil e cem) empresas fiscalizadas, grande parte através da visita e orientação da nossa equipe de fiscalização, na capital, região metropolita e interior. E uma novidade, implantamos, a partir do último mês, a ‘Fiscalização Eficiente’, com a utilização de tecnologia, via plataforma de dados de empresas em atividade, o que facilitará a localização e agilizará a abordagem da nossa equipe, trazendo para o desempenho da fiscalização, sem dúvida, mais eficiência.

# O combate à inadimplência, também segue com a rigidez adotada por nossa gestão, especialmente a partir de 2016. Não é justo que apenas uma parcela contribua para toda a categoria. Por isso continuamos a priorizar os lançamentos em dívida ativa e, consequentemente, a intensificar as execuções fiscais. Só nos últimos 12 meses, milhares de autos de infração foram enviados, fazendo com que a dívida ativa administrativa chegasse a quase R$ 7.500.000,00 (sete milhões e meio de reais). Deste total, mais de R$ 4 milhões de reais já estão em procedimento de execução fiscal. É patrimônio do Conselho e da categoria que, legalmente, e de forma gradativa, estamos recuperando.

# E ainda no combate à inadimplência, estamos, desde o final de 2017, realizando o protesto da dívida ativa. É outra frente de recuperação de crédito. Através de convênio não oneroso com o Instituto de Protestos do Brasil, regional Minas Gerais, estamos levando a protesto inúmeros representantes comerciais lançados em dívida ativa. O representante inadimplente, de todos os municípios de Minas Gerais, já está recebendo em sua porta, um oficial do cartório de protesto com um comunicado em mãos, informando que o CORE protestou sua dívida. É o protesto da contribuição tributária devida ao CORE como mais uma forma de mostrar ao representante inadimplente sua obrigação para com a categoria. Até o final do mês de setembro deste ano, mais de 600 (seiscentos) representantes inadimplentes tinham sido protestados.

É, e continuará sendo, nosso primeiro objetivo, registrado desde o início da nossa gestão, e também nos últimos 12 meses, o compromisso com o trabalho em prol das Entidades e a busca da valorização da representação comercial. Somos representantes comerciais, incansáveis e vitoriosos. Estamos diretores, conscientes e persistentes na representação da categoria.

QUARTO e último ponto a ponderar:

Duas novidades de peso, uma em estágio de tratativas, a outra já concretizada. São elas:

A PRIMEIRA, já concretizada, denominamos de ‘contabilidade justa para todos’...

Através do SIRCOM o filiado colaborador terá à sua disposição, na sede da Entidade, valendo para capital e interior, um escritório de contabilidade a responder pela área fiscal e contábil da sua empresa de representação comercial. É o contador do representante comercial. E o melhor: ao optar pelo contador parceiro do SIRCOM, o representante se submeterá a um honorário mensal de apenas $ 170,00. E não para por aí: justamente a grande novidade, além dos honorários reduzidos, o representante já estará enquadrado como filiado colaborador e poderá, sem qualquer custo adicional, usufruir de todos os benefícios do SIRCOM, disse, todos os benefícios. Ora, nos honorários de R$ 170,00 estarão inclusos os serviços contábeis, mais a gama de benefícios associativos, cujos principais foram, no início de nossas considerações, aqui relatados. E ainda não acabou, o honorário de encerramento de exercício, conhecido como 13º honorário de contabilidade, será cobrado pela metade. Sei que parece inacreditável.... eu mesmo levei um tempo para acreditar... mas é real, é o SIRCOM abraçando o representante... e abraço não se deve recusar.  

A SEGUNDA, ainda em estágio de tratativas, estamos nominando de ‘educação ao alcance de todos’...

Trate-se de uma parceria que está sendo encaminhada, também via filiação ao SIRCOM, cujo objeto é a graduação tecnológica em Gestão Comercial, a distância, a fim de atender a todos os interessados em graduar-se na área comercial. Tal parceria está sendo negociada com o Centro Universitário Newton Paiva, que atualmente encontra-se com uma estrutura de Ensino a Distância das mais modernas do país, a fim de que a mensalidade seja a mais acessível possível para o representante comercial e seus familiares. Repiso, o curso é totalmente a distância e a diplomação é superior, em graduação, e na área de gestão comercial. Oportunidade ímpar para o profissional de vendas, sem tempo de frequentar de modo presencial uma universidade, agora com a possibilidade de fazer o seu próprio horário e, obter, ao final de 2 anos (isso mesmo, 2 anos), o diploma superior de um curso na área comercial, reconhecido pelo Ministério da Educação.  

Como puderam perceber, são duas novidades que valem muito a pena analisar e conferir. Tanto o Projeto ‘Contabilidade Justa Para Todos’ quanto o ‘Educação ao Alcance de Todos’ merece a atenção da categoria. Foram pensados e construídos nos moldes das necessidades dos representantes comerciais mineiros.

Já partindo para o encerramento das nossas considerações, espero que todos tenham apreciado nosso relato integrado, com foco, principalmente, no último ano da nossa gestão. Não é recomendável me alongar mais para que não se cansem. Temos ainda o destaque do evento, motivo maior da presença de todos aqui, que trará atualização e perspectivas de mercado para 2020, com conhecimento e a experiência de quem convive diariamente nos bastidores da notícia nacional, focado no jornalismo político e econômico, nosso conterrâneo, o mineiro João Borges.

Assim, como de praxe, e não abro mão dessas palavras, por acreditar na força que elas têm, encerro minhas considerações conclamando a todos para que continuemos unidos, focados em positivas intenções, somando forças em prol das Entidades CORE e SIRCOM e a favor da categoria dos representantes comerciais. E acrescento, o trabalho aqui relatado continuará no decorrer dos próximos 12 meses, a fim de que tenhamos uma representação comercial, cada vez mais e, merecidamente mais, valorizada!!! Viva a categoria mais laboriosa desse país!!!! Viva a representação comercial!!!!

Muito Obrigado.
Álvaro Fernandes (04.10.2019)


Parceiros

Utilizamos cookies para auxiliar na sua navegação e coletamos dados pessoais para atendimento das atividades finalísticas da entidade ou para atender interesses legítimos. Para mais informações, acesse nossa política de privacidade. Usando nosso portal, você aceita essas condições.

ACEITO