Telefone:

(31) 3071-3300

E-mail

coremg@coremg.org.br

Novembro Azul – Saúde do Homen

Novembro Azul – Saúde do Homen

Criada em 2003, na Austrália, o “Novembro Azul” é uma campanha de conscientização sobre a saúde masculina, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Durante o mês de novembro, várias organizações e entidades de saúde ao redor do mundo promovem campanhas de conscientização, eventos e ações para chamar a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

No Brasil, as ações são coordenadas pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) e o Ministério da Saúde, que, neste ano de 2023, voltam as atenções para a saúde do homem e buscam educar e informar os homens sobre a importância de cuidar da sua saúde e fazer exames regulares, especialmente o exame de próstata, para detectar possíveis problemas de saúde, incluindo o câncer de próstata. Clique aqui e baixe a cartilha informativa do INCA.

O câncer de próstata é um problema de saúde significativo no Brasil, assim como em muitos outros países. Abaixo relacionamos sete pontos importantes, para que você possa entender melhor essa doença.

LOCAL: a próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

INCIDÊNCIA: O câncer de próstata é o segundo câncer mais comum em homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. De acordo com especialistas, o Sistema de Informação sobre Mortalidade e dos Registros de Câncer de Base Populacional estima que, para o triênio 2023-2025, são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil.

IDADE: O risco de câncer de próstata aumenta com a idade. A maioria dos casos é diagnosticada em homens com mais de 50 anos, cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Embora a idade seja um fator de risco, homens jovens também devem ficar atentos ao seu corpo e cuidar bem de sua saúde.

FATORES DE RISCO: Os principais fatores de risco incluem idade avançada, genética -homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco e raça (homens afrodescendentes têm um risco maior). Existem estudos que explicam que o câncer de próstata pode estar relacionado ao trabalho, tais como trabalho em turnos, fundição de metais não ferrosos, aplicação de agrotóxicos, herbicidas orgânicos, inseticidas, produção de borrachas, bombeiros e outros.

SINTOMAS: Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:

  • Dificuldade de urinar;
  • Demora em começar e terminar de urinar;
  • Diminuição do jato de urina;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;
  • Sangue na urina ou no sêmen;
  • Disfunção erétil;
  • Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou;
  • Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

 

Esses sintomas também podem ocorrem devido a doenças benignas da próstata. Por exemplo: o aumento da frequência urinária é muito mais comumente causado por hiperplasia prostática benigna (crescimento benigno da próstata).

Se você tiver algum desses sintomas, procure uma unidade de saúde e faça os exames necessários com médico especialista de sua confiança.

PREVENÇÃO: A detecção precoce é fundamental, ela é feita por meio de exame de toque retal (exame de próstata), ferramenta importante para o diagnóstico precoce. Outro exame é a dosagem de antígeno prostático específico (PSA) feita por meio da coleta de sangue para medir os níveis de PSA, uma substância produzida pela próstata. Para confirmar o câncer de próstata é preciso fazer uma biópsia. Nesse exame são retirados pedaços muito pequenos da próstata para serem analisados no laboratório. A biópsia é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal.

O Ministério da Saúde, assim como a Organização Mundial da Saúde (OMS), não recomenda que se realize o rastreamento do câncer de próstata, ou seja, não é indicado que homens sem sinais ou sintomas façam exames. Procure conhecer os riscos e os benefícios que envolvem a realização desses exames de rotina e converse com um profissional de saúde da sua confiança para decidir se deseja ou não realizá-los. Clique aqui e leia a Nota Técnica nº 9/2023-COSAH/CGACI/DGCI/SAPS/MS, que recomenda o não rastreamento populacional do câncer de proposta.

TRATAMENTO: O tratamento do câncer de próstata pode envolver cirurgia, radioterapia, terapia hormonal, quimioterapia e vigilância ativa, dependendo do estágio do câncer e das características individuais do paciente.

Quando localizado apenas na próstata, o câncer de próstata pode ser tratado com cirurgia oncológica, radioterapia e até mesmo observação vigilante, em alguns casos especiais. No caso de metástase, ou seja, se o câncer da próstata tiver se espalhado para outros órgãos, a radioterapia é utilizada junto com tratamento hormonal, além de tratamentos paliativos. 

A escolha do melhor tratamento é feita individualmente, por médico especializado, caso a caso, após definir quais os riscos, benefícios e melhores resultados para cada paciente, conforme estágio da doença e condições clínicas do paciente. Todas as modalidades de tratamento são oferecidas, de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

SOBREVIVÊNCIA: Quando diagnosticado em estágios iniciais, o câncer de próstata tem uma alta taxa de sobrevivência. No entanto, em estágios avançados, o prognóstico pode ser mais desafiador. Lembre-se de que a prevenção e o cuidado com a saúde masculina são essenciais para uma vida longa e saudável. Consultar um médico regularmente é fundamental para rastrear e prevenir problemas de saúde antes que se tornem sérios.

Tags :

Compartilhe :