Telefone:

(31) 3071-3300

E-mail

coremg@coremg.org.br

Institucional

Representantes Comerciais

Mascate, caixeiro-viajante, vendedor, representante comercial.

Seja qual for a época e a nomenclatura, estes profissionais são responsáveis por percorrer ruas, bairros, cidades e países para oferecer produtos, divulgar o progresso e disseminar culturas.

A origem do Core-MG – Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado de Minas Gerais está embasada no movimento da própria categoria para ser reconhecida como uma profissão de fato e de direito.

Com a sanção da Lei nº 4.886, em dezembro de 1965, foi criado o Conselho Federal dos Representantes Comerciais – Confere, que se instalou em 10/03/66, na cidade do Rio de Janeiro, administrado e conduzido pelo Dr. Plínio Affonso de Farias Mello, nome importantíssimo no contexto histórico da nossa classe.

No mesmo período instalou-se também o CORCESP – Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de São Paulo, ficando Minas Gerais como um escritório Regional do Conselho de São Paulo.


Entretanto, decorrido 20 (vinte) meses após a sanção da Lei 4.886/65, e, tendo sido criado o SIRCOM – Sindicato dos Representantes Comerciais no Estado de Minas Gerais, foi realizada a eleição, em setembro de 1967, para composição do Core-MG – Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de Minas Gerais, com sua primeira diretoria sendo constituída por nomes importantes na história das Entidades Core-MG/Sircom, como Fábio Cardoso Feio, Fábio Moreira Figueiredo, Humberto da Silva Carvalho, Josaphat Américo Penna Mesquita, José Lemos da Silva Sobrinho, Oton Braz Perdigão e Paulo Boechat Borges e muitos outros, que hão de ficar registrados como grandes batalhadores pela criação e instalação do Sindicato e do Conselho no Estado de Minas Gerais.

Então estava criado no ano de 1967 o Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de Minas Gerais, Core-MG, a fim de atender as necessidades, habilitar e fiscalizar o exercício da atividade de representação comercial.

Cabe ressaltar, como ponto importante da nossa história, que todas as conquistas da categoria foram conseguidas com muito trabalho e dedicação dos Diretores e Conselheiros que serviram as Entidades, devendo sempre ser seguido como exemplo.

O mercado está sempre aquecido pra os representantes de vendas. As melhores chances são para os que se preparam melhor. Os profissionais devem estar cientes das exigências da atividade.

Por isso é importante, para o profissional, estar alinhado com a filosofia de trabalho do Core-MG. O lugar certo para construir uma realidade empresarial sólida e enfrentar os desafios da profissão com um trabalho legal.

O dia 1º de outubro foi declarado Dia Pan-americano dos Viajantes, Agentes e Representantes Comerciais, no Congresso Pan-americano de Viajantes, Agentes e Representantes do Comércio, realizado em Buenos Aires, entre 25 de setembro e 02 de outubro de 1937. 

FATO HISTÓRICO

Dia Panamericano do Representante Comercial

Uma dúvida sempre pairou entre as pessoas que exercem a profissão de representante comercial. Onde e porque foi escolhido o dia 1º de outubro como o Dia Pan-americano do Representante Comercial. No texto a seguir o CONFERE pretende esclarecer esse questionamento.

O dia 1º de outubro foi declarado Dia Pan-americano dos Viajantes, Agentes e Representantes Comerciais, no Congresso Pan-americano de Viajantes, Agentes e Representantes do Comércio, realizado em Buenos Aires, entre 25 de setembro e 02 de outubro de 1937. 

Neste evento além de delegados pertencentes a diferentes organizações da Argentina, participaram representantes do Brasil, Chile, México e Uruguai, com a finalidade de analisar e intercambiar experiências das problemáticas trabalhistas da América Latina. A realização deste encontro contribuiu para fortalecer o avanço em direção a uma regulamentação legal para proteger e enaltecer o trabalho dos Representantes Comerciais.

Crenças

  •  A atividade contribui para o desenvolvimento econômico e social do país;
  • Na força do comprometimento, perseverança e destemor pra enfrentar desafios;
  • A seriedade deve ser o ponto de honra de nosso comprometimento;
  • A criatividade e a inovação são alicerces básicos do desenvolvimento;
  • O desenvolvimento profissional do representante comercial e seu crescimento cultural são formas de valorização e moralização da profissão;
  • A agilidade e a presteza no atendimento das necessidades de nosso cliente como marca de nossa atuação;
  • Cremos numa relação saudável, honesta, cortês e tolerante como base da convivência com o público interno e externo;
  • Cremos no respeito incondicional como princípio da convivência entre as pessoas

Essência

Assessorar o Representante Comercial, a partir dos preceitos legais e éticos, buscando de forma permanente a valorização da categoria junto aos diversos segmentos da sociedade e desenvolvimento econômico e social do país.

Valores

Atendimento: Excelência no atendimento ao Representante Comercial e nos serviços a ele prestados.

Seriedade: Imagem de correção e credibilidade, conquistada pelo cumprimento dos compromissos assumidos, pela ética no trato das relações.

Comprometimento: Traduzido no compromisso com a empresa, com as necessidades do representante comercial e com a busca de soluções de qualidade.

Trabalho: O trabalho realizado com a criatividade e iniciativa é a base dos bons resultados.

Função Legal

O Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado de Minas Gerais (CORE-MG) foi criado pela Lei nº 4.886, de 09 de dezembro de 1965, para ser um órgão consultivo e disciplinador da classe. O CORE-MG tem como função legal: habilitar e fiscalizar o exercício profissional da Representação Comercial.

Visão do Negócio

O CORE-MG almeja ser visto como uma entidade positivamente diferenciada no mercado, sendo necessário encararmos nosso negócio de maneira mais ampla, extrapolando os limites convencionais de apenas “fiscalizar”.

Responsabilidade Social

As transformações sócio-econômicas dos últimos 20 anos têm afetado profundamente o comportamento de empresas até então acostumadas à pura e exclusiva maximização do lucro. Se por um lado o setor privado tem cada vez mais lugar de destaque na criação de riqueza; por outro lado, é bem sabido que com grande poder, vem grande responsabilidade. Em função da capacidade criativa já existente, e dos recursos financeiros e humanos já disponíveis, empresas têm uma intrínseca responsabilidade social.

A idéia de responsabilidade social incorporada aos negócios é, portanto, relativamente recente. Com o surgimento de novas demandas e maior pressão por transparência nos negócios, empresas se vêem forçadas a adotar uma postura mais responsável em suas ações.

Infelizmente, muitos ainda confundem o conceito com filantropia, mas as razões por trás desse paradigma não interessam somente ao bem estar social, mas também envolvem melhor performance nos negócios e, conseqüentemente, maior lucratividade. A busca da responsabilidade social corporativa tem, grosso modo, as seguintes características:

• É plural. Empresas não devem satisfações apenas aos seus acionistas. Muito pelo contrário. O mercado deve agora prestar contas aos funcionários, à mídia, ao governo, ao setor não-governamental e ambiental e, por fim, às comunidades com que opera. Empresas só têm a ganhar na inclusão de novos parceiros sociais em seus processos decisórios. Um diálogo mais participativo não apenas representa uma mudança de comportamento da empresa, mas também significa maior legitimidade social.

• É distributiva. A responsabilidade social nos negócios é um conceito que se aplica a toda a cadeia produtiva. Não somente o produto final deve ser avaliado por fatores ambientais ou sociais, mas o conceito é de interesse comum e, portanto, deve ser difundido ao longo de todo e qualquer processo produtivo. Assim como consumidores, empresas também são responsáveis por seus fornecedores e devem fazer valer seus códigos de ética aos produtos e serviços usados ao longo de seus processos produtivos.

• É sustentável. Responsabilidade social anda de mãos dadas com o conceito de desenvolvimento sustentável. Uma atitude responsável em relação ao ambiente e à sociedade, não só garante a não escassez de recursos, mas também amplia o conceito a uma escala mais ampla. O desenvolvimento sustentável não só se refere ao ambiente, mas por via do fortalecimento de parcerias duráveis, promove a imagem da empresa como um todo e por fim leva ao crescimento orientado. Uma postura sustentável é por natureza preventiva e possibilita a prevenção de riscos futuros, como impactos ambientais ou processos judiciais.

• É transparente. A globalização traz consigo demandas por transparência. Não mais nos bastam mais os livros contábeis. Empresas são gradualmente obrigadas a divulgar sua performance social e ambiental, os impactos de suas atividades e as medidas tomadas para prevenção ou compensação de acidentes. Nesse sentido, empresas serão obrigadas a publicar relatórios anuais, onde sua performance é aferida nas mais diferentes modalidades possíveis. Muitas empresas já o fazem em caráter voluntário, mas muitos prevêem que relatórios sócio-ambientais serão compulsórios num futuro próximo.

Muito do debate sobre a responsabilidade social empresarial já foi desenvolvido mundo afora, mas o Brasil tem dado passos largos no sentido da profissionalização do setor e da busca por estratégias de inclusão social através do setor privado.

Programa Respeitar & Acolher

De modo a manter acesa a chama do espírito colaborativo e de cuidado com o qual lidamos entre nós, o Core-MG implementou em junho de 2023, o seu primeiro programa interno de Respeito e Diversidade na Organização (RDO), intitulado “Respeitar & Acolher”.

A ação visa o acolhimento aos nossos colaboradores, a valorização e o respeito ao próximo, bem como a promoção da diversidade, da equidade e da inclusão de todas e todos em nosso ambiente de trabalho.

O programa “Respeitar e Acolher” conta com uma série de ações socioeducativas, como workshops, treinamentos, palestras e a disponibilização de material socioeducativo, abordando temas como comunicação não violenta, assédio moral e sexual, racismo, entre outros.

Com a criação de um canal interno de ouvidoria, além das melhorias significativas que as ações propostas pelo programa “Respeitar & Acolher” vão promover no clima organizacional de nossa instituição, a iniciativa se alinha as práticas de prevenção e combate à discriminação no ambiente de trabalho determinadas pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Tais ações também corroboram com o objetivo da eliminação da discriminação em matéria de emprego e ocupação, um dos quatro princípios dos direitos fundamentais no trabalho, estipulados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Os funcionários que desejarem registrar alguma ocorrência, devem enviar um e-mail para ouvidoriainterna@coremg.org.br. Ao fazer a solicitação, é necessário descrevê-la com a maior quantidade de detalhes possível, a fim de que possa ser feita a melhor análise dos fatos e tomadas às providências legais e cabíveis.

RESPEITAR & ACOLHER UMA INICIATIVA DO CORE-MG PELO FIM DO PRECONCEITO, ASSÉDIO E DISCRIMINAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO!