CORE-MG

INSTITUCIONAL

Mascate, caixeiro-viajante, vendedor, representante comercial. Seja qual for a época e a nomenclatura, estes profissionais são responsáveis por percorrer ruas, bairros, cidades e países para oferecer produtos, divulgar o progresso e disseminar culturas.

Esta atividade mercantil é uma das mais antigas do mundo. Desde o princípio da humanidade que a arte comercial acompanha a evolução do homem. Vender é tão importante quanto produzir. Por isso que a profissão de representante comercial requer a utilização de inúmeros princípios.

A origem do Core-MG - Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado de Minas Gerais está embasada no movimento da própria categoria para ser reconhecida como uma profissão de fato e de direito.

Com a sanção da Lei nº 4.886, em dezembro de 1965, foi criado o Conselho Federal dos Representantes Comerciais - Confere, que se instalou em 10/03/66, na cidade do Rio de Janeiro, administrado e conduzido pelo Dr. Plínio Affonso de Farias Mello, nome importantíssimo no contexto histórico da nossa classe.

No mesmo período instalou-se também o CORCESP - Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de São Paulo, ficando Minas Gerais como um escritório Regional do Conselho de São Paulo.
Entretanto, decorrido 20 (vinte) meses após a sanção da Lei 4.886/65, e, tendo sido criado o SIRCOM - Sindicato dos Representantes Comerciais no Estado de Minas Gerais, foi realizada a eleição, em setembro de 1967, para composição do Core-MG - Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de Minas Gerais, com sua primeira diretoria sendo constituída por nomes importantes na história das Entidades Core-MG/Sircom, como Fábio Cardoso Feio, Fábio Moreira Figueiredo, Humberto da Silva Carvalho, Josaphat Américo Penna Mesquita, José Lemos da Silva Sobrinho, Oton Braz Perdigão e Paulo Boechat Borges e muitos outros, que hão de ficar registrados como grandes batalhadores pela criação e instalação do Sindicato e do Conselho no Estado de Minas Gerais.

Então estava criado no ano de 1967 o Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de Minas Gerais, Core-MG, a fim de atender as necessidades, habilitar e fiscalizar o exercício da atividade de representação comercial.

Cabe ressaltar, como ponto importante da nossa história, que todas as conquistas da categoria foram conseguidas com muito trabalho e dedicação dos Diretores e Conselheiros que serviram as Entidades, devendo sempre ser seguido como exemplo.

O mercado está sempre aquecido pra os representantes de vendas. As melhores chances são para os que se preparam melhor. Os profissionais devem estar cientes das exigências da atividade.

Por isso é importante, para o profissional, estar alinhado com a filosofia de trabalho do Core-MG. O lugar certo para construir uma realidade empresarial sólida e enfrentar os desafios da profissão com um trabalho legal.


FATO HISTÓRICO:
DIA PAN-AMERICANO DO REPRESENTANTE COMERCIAL

Uma dúvida sempre pairou entre as pessoas que exercem a profissão de representante comercial. Onde e porque foi escolhido o dia 1º de outubro como o Dia Pan-americano do Representante Comercial. No texto a seguir o CONFERE pretende esclarecer esse questionamento.

O dia 1º de outubro foi declarado Dia Pan-americano dos Viajantes, Agentes e Representantes Comerciais, no Congresso Pan-americano de Viajantes, Agentes e Representantes do Comércio, realizado em Buenos Aires, entre 25 de setembro e 02 de outubro de 1937. Neste evento além de delegados pertencentes a diferentes organizações da Argentina, participaram representantes do Brasil, Chile, México e Uruguai, com a finalidade de analisar e intercambiar experiências das problemáticas trabalhistas da América Latina. A realização deste encontro contribuiu para fortalecer o avanço em direção a uma regulamentação legal para proteger e enaltecer o trabalho dos Representantes Comerciais.


Parceiros

Utilizamos cookies para auxiliar na sua navegação e coletamos dados pessoais para atendimento das atividades finalísticas da entidade ou para atender interesses legítimos. Para mais informações, acesse nossa política de privacidade. Usando nosso portal, você aceita essas condições.

ACEITO