Telefone:

(31) 3071-3300

E-mail

coremg@coremg.org.br

CONHEÇA A HISTÓRIA DA REPRESENTAÇÃO COMERCIAL

CONHEÇA A HISTÓRIA DA REPRESENTAÇÃO COMERCIAL

 A história da Representação Comercial surgiu há muitos séculos, quando os comerciantes (a princípio, conhecidos como mascates), viajavam longas distâncias para comercializar produtos em diferentes regiões.

Posterazzi Vendedor ambulante 1868. A Gravura de Madeira do Vendedor ambulante americana.

A profissão moderna de Representante Comercial surgiu durante a Revolução Industrial, no século XVIII, quando a produção em massa e a necessidade de ampliar mercados impulsionaram a demanda por intermediários especializados em vendas.

Regularizada na década de 1960, por meio da Lei 4886/65, ou Lei de Representação Comercial, a profissão de Representante Comercial hoje conta com instrumentos legais que regulam as atividades e trazem equilíbrio às relações entre empresas e Representantes.

Inicialmente, os Representantes Comerciais atuavam principalmente na indústria manufatureira, representando fábricas e vendendo seus produtos para atacadistas e varejistas. Com o tempo, sua atuação se expandiu para outros setores, como o de serviços, tecnologia, saúde e muitos outros.

Com o avanço das tecnologias de comunicação, os Representantes passaram a utilizar ferramentas digitais para ampliar sua eficiência e alcance. Algumas soluções tecnológicas, como sistemas de CRM (Customer Relationship Management) e plataformas de vendas online, revolucionam a forma como eles interagem com os clientes e realizam suas atividades.

A instituição responsável por essa regulamentação é a Confederação dos Representantes Comerciais – Confere. De abrangência nacional, o Confere, por sua vez, criou os Conselhos Federais Regionais – os CORE´s. Eles têm abrangência estadual e a função de fiscalizar as atividades de representação e intermediação comercial em cada estado.

O QUE É O CONFERE

O Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere) é a entidade máxima do Sistema Confere/Cores, que regula e normatiza os Conselhos Regionais nos Estados da Federação, com a atribuição institucional de fiscalizar o exercício da atividade de Representação Comercial.

A origem do Confere decorre do movimento da categoria pelo reconhecimento da profissão, pois o representante comercial sempre foi o grande elemento de intermediação dos negócios, e um verdadeiro desbravador, sendo responsável pelo entrelaçamento de vontades, descobrindo caminhos para as partes e contribuindo significantemente para o desenvolvimento econômico do País.

O QUE SÃO OS CORE’S

Regidos pelo Confere, assim como o Conselho Regional dos Representantes Comerciais de Minas (Core-MG), os Conselhos Regionais dos Representantes Comerciais, também conhecido como COREs, são os órgão consultivos, responsável pela fiscalização e pela regulamentação dos profissionais que exercem a profissão em seus respectivos estados.

Segundo a lei n° 4.886/65, é estritamente obrigatório obter um registro no CORE para atuar como representante comercial. Isso assegura que não haja problemas tanto para representante quanto para representadas (ou para o próprio consumidor final).

ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E ENTENDA COMO FUNCIONA O SISTEMA CONFERE/CORES.

Para manter viva a atividade de representação comercial: todo Representante Comercial deve exercer sua profissão de maneira legalizada, com registro formal junto ao Conselho Federal (Confere) e Estadual (Core-MG).

Agora que você conhece um pouco mais sobre a história da Representação Comercial, que tal se juntar a esse time de homens e mulheres que trabalham em prol do desenvolvimento socioeconômico do nosso país?

CLIQUE AQUI PARA SE TORNAR UM REPRESENTANTE COMERCIAL!

Tags :

Compartilhe :