Foto: Freepik.com
O maior desafio do século 21 é conciliar as necessidades da sociedade e o desenvolvimento sustentável. Por isso, é necessário estabelecer uma relação de equilíbrio entre padrões de consumo e produção em termos energéticos, de maneira que sejam reduzidos, ao mínimo, as pressões ambientais, o esgotamento dos recursos naturais e a poluição.
Para alcançar a sustentabilidade ambiental, é necessário um trabalho entre os diversos setores da sociedade para desenvolver ações para reduzir a geração de resíduos e de produtos descartados nos processos industriais e na introdução de novos produtos ambientalmente saudáveis.
No exercício da Representação Comercial, também é possível adotar atitudes sustentáveis. Confira algumas dicas:
– Use menos papel: não imprima sem necessidade e reutilize folhas como rascunho.
– Compre carros eficientes: dê preferência aos modelos econômicos, como o flex, que utilizam combustível renovável como o etanol, ou veículos a biodiesel.
– Lave seu carro a seco: esse tipo de lavagem utiliza, em média, apenas 300 ml de água por lavagem e, além disso, não causa nenhum dano à pintura do veículo.
– Escolha eletrônicos com melhor desempenho energético: dê preferência aos aparelhos que tenham o Selo Procel de Economia de Energia.
– Não deixe seus aparelhos em stand by: desligue ou tire da tomada todos os aparelhos que não estão sendo usados. A função stand by é uma grande vilã das contas de energia elétrica, chegando a representar 12% do consumo total de uma casa ou escritório.
– Desligue o computador: muitas pessoas têm o hábito de deixar o computador ligado mesmo sem estar utilizando. Procure desligar seu computador sempre que for ficar algumas horas sem utilizá-lo e faça o mesmo com seu monitor sempre que sair de perto dele.
– Substitua suas lâmpadas: não use lâmpadas incandescentes, pois elas gastam muita energia. Entre as lâmpadas fluorescentes e as de LED, opte pelas lâmpadas de LED sempre que possível. Elas são muito mais econômicas e têm vida útil bem maior.