Buscar no site
Atendimento (31) 3071-3300 Segunda a Sexta: 8:30 às 17:30h

Institucional

CORE-MG > Institucional

Mascate, caixeiro-viajante, vendedor, representante comercial. Seja qual for a época e a nomenclatura, estes profissionais são responsáveis por percorrer ruas, bairros, cidades e países para oferecer produtos, divulgar o progresso e disseminar culturas.

Esta atividade mercantil é uma das mais antigas do mundo. Desde o princípio da humanidade que a arte comercial acompanha a evolução do homem. Vender é tão importante quanto produzir. Por isso que a profissão de representante comercial requer a utilização de inúmeros princípios.

A origem do Coreminas - Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de Minas Gerais está embasada no movimento da própria categoria para ser reconhecida como uma profissão de fato e de direito.

Com a sanção da Lei nº 4.886, em dezembro de 1965, foi criado o Conselho Federal dos Representantes Comerciais - Confere, que se instalou em 10/03/66, na cidade do Rio de Janeiro, administrado e conduzido pelo Dr. Plínio Affonso de Farias Mello, nome importantíssimo no contexto histórico da nossa classe.

No mesmo período instalou-se também o CORCESP - Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de São Paulo, ficando Minas Gerais como um escritório Regional do Conselho de São Paulo.
Entretanto, decorrido 20 (vinte) meses após a sanção da Lei 4.886/65, e, tendo sido criado o SIRCOM - Sindicato dos Representantes Comerciais no Estado de Minas Gerais, foi realizada a eleição, em setembro de 1967, para composição do COREMINAS - Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de Minas Gerais, com sua primeira diretoria sendo constituída por nomes importantes na história das Entidades Coreminas/Sircom, como Fábio Cardoso Feio, Fábio Moreira Figueiredo, Humberto da Silva Carvalho, Josaphat Américo Penna Mesquita, José Lemos da Silva Sobrinho, Oton Braz Perdigão e Paulo Boechat Borges e muitos outros, que hão de ficar registrados como grandes batalhadores pela criação e instalação do Sindicato e do Conselho no Estado de Minas Gerais.

Então estava criado no ano de 1967 o Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de Minas Gerais, COREMINAS, a fim de atender as necessidades, habilitar e fiscalizar o exercício da atividade de representação comercial.

Cabe ressaltar, como ponto importante da nossa história, que todas as conquistas da categoria foram conseguidas com muito trabalho e dedicação dos Diretores e Conselheiros que serviram as Entidades, devendo sempre ser seguido como exemplo.

O mercado está sempre aquecido pra os representantes de vendas. As melhores chances são para os que se preparam melhor. Os profissionais devem estar cientes das exigências da atividade.

Por isso é importante, para o profissional, estar alinhado com a filosofia de trabalho do COREMINAS. O lugar certo para construir uma realidade empresarial sólida e enfrentar os desafios da profissão com um trabalho legal.


FATO HISTÓRICO:
DIA PAN-AMERICANO DO REPRESENTANTE COMERCIAL

Uma dúvida sempre pairou entre as pessoas que exercem a profissão de representante comercial. Onde e porque foi escolhido o dia 1º de outubro como o Dia Pan-americano do Representante Comercial. No texto a seguir o CONFERE pretende esclarecer esse questionamento.

O dia 1º de outubro foi declarado Dia Pan-americano dos Viajantes, Agentes e Representantes Comerciais, no Congresso Pan-americano de Viajantes, Agentes e Representantes do Comércio, realizado em Buenos Aires, entre 25 de setembro e 02 de outubro de 1937. Neste evento além de delegados pertencentes a diferentes organizações da Argentina, participaram representantes do Brasil, Chile, México e Uruguai, com a finalidade de analisar e intercambiar experiências das problemáticas trabalhistas da América Latina. A realização deste encontro contribuiu para fortalecer o avanço em direção a uma regulamentação legal para proteger e enaltecer o trabalho dos Representantes Comerciais.

Parceiros
Redes sociais